Os Eucaliptos e o Artesanato
14/07/2010 19:00Os Eucaliptos e o Artesanato Ester Foelkel
Já era de se esperar que esta tão versátil e charmosa árvore, que é o eucalipto, virasse arte. É natural que sendo tão comum em tantos locais do mundo, que as pessoas que com ele convivem, passassem a se interessar em criar objetos de decoração e de arte a partir de suas folhas, frutos, casca, madeira, etc. Isso é algo absolutamente normal na interação do homem com a natureza. O artesanato é definido como a arte manual criada por um artesão (artesão + ato). O artesanato espelha, por isso e em geral, o cotidiano e a cultura de um povo. O artesão é responsável por todas as etapas dos processos produtivos de sua arte, indo desde a concepção do objeto de arte, a busca da matéria prima até a confecção final. Logo, é de se esperar que a arte realizada a partir do eucalipto seja feita em locais onde ele ocorra mais intensa e naturalmente, onde seja parte da vida das pessoas. Isso realmente acontece. Na Austrália, especialmente na ilha da Tasmânia, está a grande maioria dos artesãos que criam obras através da matéria prima do eucalipto, ou realizam tipos de arte com as suas formas e cores. Contudo, devido à globalização e à disseminação dessa árvore pelo mundo, o seu artesanato vem-se expandindo em muitas regiões.
Encontramos artesanatos de eucalipto nos Estados Unidos, países da Europa, Chile, Peru, México e também no Brasil. O artesanato do eucalipto vem ganhando força e cada vez mais criatividade, sendo hoje utilizadas praticamente todas as partes da árvore para este objetivo. Suas folhas são as partes mais utilizadas no artesanato. Estas, após técnicas especiais de secagem, são pintadas e/ou tingidas, dando cores a arranjos florais, buquês e guirlandas de natal para decoração de ambientes, etc. Nesta finalidade, também se enquadram ramos, flores e frutos do eucalipto. Encontram-se arranjos de cores e de texturas para todos os gostos. Óleos essenciais, extraídos de folhas de algumas espécies de eucalipto, viram principais ingredientes de sabonetes, velas, almofadas aromáticas, sachês, produtos de higiene, limpeza, cosméticos e até mesmo produtos medicinais caseiros, como os da aromaterapia. Dos fortes troncos e galhos criam-se pequenas caixas artesanais e móveis feitos manualmente, agregando valor artístico aos produtos. A madeira do eucalipto, especialmente aquela de árvores mais velhas e com alta impregnação de extrativos, permite que seja finamente esculpida e lixada, sendo escolhida como matéria prima por diversos escultores, dentre tantas madeiras existentes. As cascas, transformadas em folhas aplanadas, também são utilizadas no artesanato aborígene australiano, onde são feitas pinturas. Outro subproduto da casca é uma tintura natural, também muito usada no artesanato. As cinzas do eucalipto podem ser utilizadas na arte final, como corante na preparação de tintas de artesanato. Das fibras e da polpa do eucalipto fabrica-se o papel, e da sobras deste, são confeccionados os papéis artesanais, ótima opção de reciclagem. As raízes, por fim, além de eventualmente possuirem poderes medicinais, também são utilizadas nas esculturas, pois são constituídas de madeiras densas e muito coloridas. Já as sementes, servem principalmente como ornamento de bijuterias, podendo ser comparadas com as sementes de papoula ou de gergelim, entretanto mais abundantes e baratas.
O artesanato com eucalipto no Brasil também vem crescendo e ganhando cada vez mais incentivos. É conhecido o caso do município de Biritiba-Mirim, SP, onde sementes de eucaliptos são usadas por artesãos para confecção de Seis Marias (pequenas almofadinhas, utilizadas para jogos com as mãos). A Susano S/A, empresa de celulose e papel, através de seu programa social, incentiva um núcleo de artesanato em São José, distrito de Alcobaça (BA), e dois novos núcleos em formação, um em Helvécia, distrito de Nova Viçosa (BA), e outro em Biritiba-Mirim (SP). Estes núcleos, próximos à área de abrangência da empresa, utilizam os resíduos de eucalipto da fábrica para a produção de artesanato (eco-produtos). No Sul da Bahia, a comunidade de São José do Alcobaça depende muito do artesanato de eucalipto. Muitos artesãos fazem uma diversidade de produtos a partir de resíduos, sementes, madeira e cavacos de eucalipto, mesclado com outras plantas. Tem sido muito destacado o “crochê de eucalipto e sementes”, que usa lascas de madeira de eucalipto e sementes de palmeiras, costuradas com arame para a produção de vasos, cachepôs e arranjos de plantas. Esse trabalho inclusive já tem merecido reconhecimento internacional.
É por toda a versatilidade do eucalipto, o qual, além de utilizado por indústrias, também vira arte e produtos singulares nas mãos dos artesãos, que resolvemos criar essa nova sessão na Eucalyptus Newsletter, atendendo a inúmeros pedidos de leitores sobre as muitas curiosidades e singularidades acerca dos eucaliptos. Estaremos dedicando espaço nas próximas edições desse informativo eletrônico a explicar as principais técnicas e detalhes da produção e confecção de produtos originais a partir dos eucaliptos. Falaremos sobre pinturas e fotos artísticas tendo os eucaliptos como o foco dessas expressões de arte. Destacaremos a produção de bonsais, de óleos essenciais, de produtos aromáticos e medicinais, de papel artesanal, de mel; enfim, de muitas coisas da nossa vida diária na sociedade e que às vezes sequer notamos nelas a presença dos eucaliptos. Afinal, os eucaliptos estão tão presentes em nossa vida, que esquecemos de lhes atribuir o valor que a eles seria devido.
http://www.celso-foelkel.com.br/ester.html
———
Voltar