Rio Rural Emergencial - Procedimentos e Regras

29/01/2015 20:43

Após o anúncio das ações da Agricultura de enfrentamento da estiagem, nesta segunda-feira (26/01/2015), gestores do Rio Rural e da Emater-Rio se reuniram com produtores rurais para explicar os procedimentos e regras de acesso aos incentivos financeiros emergenciais. No Centro de Treinamento da Emater-Rio, em Italva, o secretário executivo do programa, Nelson Teixeira, anunciou a criação de Comitês de Enfrentamento da Estiagem (COEE), que ficarão responsáveis pela indicação e priorização dos produtores afetados.

Ele informou também que o acompanhamento de projetos emergenciais deve ser acompanhado pelos Comitês Gestores de Microbacias (Cogem), nos locais onde o Rio Rural já vem trabalhando. A metodologia participativa adotada pelo programa será mantida na execução dos projetos, que deverão respeitar a legislação ambiental.

Os limites dos incentivos, não reembolsáveis, variam de R$10 mil a R$ 15 mil por beneficiário, conforme o tipo de projeto (individual ou coletivo). As práticas incentivadas contemplam prevenção, adaptação das propriedades e mitigação dos efeitos da falta de água. Os projetos atenderão necessidades diferenciadas, como consumo humano, dessedentação e nutrição animal, armazenamento e recuperação dos recursos hídricos, entre outras.

Um dos aspectos mais importantes na condução das ações de combate aos efeitos da estiagem é a organização e participação dos comitês. "Com o COGEM organizado, nós temos capacidade de buscar também outros parceiros, e só assim é possível fazer tudo o que precisamos” disse José Carlos da Silva, da microbacia Morro do Coco, de Campos dos Goytacazes.

Máquinas atenderão produtores a partir desta semana

Durante a reunião, a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, informou também que as máquinas da empresa serão alocadas para atender agricultores que tiveram perdas. "Faremos limpeza de poços e desassoreamento, com as máquinas dentro da propriedade, neste primeiro momento", disse.

Os produtores afetados pela estiagem que necessitarem dos serviços de máquinas deverão solicitar formalmente ao escritório local da Emater-Rio e preencher uma ficha. Serão priorizadas ações que permitam normalizar a disponibilidade de água para abastecimento humano, para uso animal e para as práticas agrícolas, nesta ordem.

Fonte: Rio Rural

Voltar

Pesquisar no site

© 2016 Todos os direitos reservados.